Eu creio mesmo que as pessoas têm uma infindável capacidade de amor, e de demonstração do mesmo. O que quero eu dizer com isto? Eu muitas das vezes em adolescente e como jovem adulto creio que somos capazes de amar duas pessoas. Mas será isso mesmo possível?
Ora bem, não sei. Ahah.
Não. Não fico por aqui afinal tenho que 'opinar' já que fiz um blog para isso.
Deste assunto não quero despoletar o ideal de poligamia, não no sentido de manter relacionamento com mais que um amante; mas posso querer frisar a poligamia em direcções de sentimento e atenção amorosa.
Há uns quinze dias falei com umas senhoras, e cada uma com a sua opinião, foi posto na mesa que a poligamia poderia ser um acto animal, grotesco. Sinceramente, não concordo. Apenas creio que a o ser humano não é de todo monógamo... Assim como os animais irracionais.
Mas nós somos tão racionais ou tão pouco que usamos o sexo para bel-prazer, e para satisfazer todos os nossos apetites poligamos se possível.
E como fazemos nós isso? Amamos uns e 'sexuamos' outros. Não recrimino, se calhar apoio, somos narcisistas o suficiente para isso.
O que talvez nos falte mesmo é amor-próprio. Usando o amar mais que um, seremos nós e por exemplo duas pessoas no nosso leque. Essas duas pessoas estão a perder a total atenção, mas quando têm conhecimento do estado em que estão; mais uma vez o amor-próprio lhes falta.
Se calhar ao fim de lerem este texto vão pensar: 'Então mas ele falou de tudo e mais alguma coisa.' Pois falei. Então pensem comigo: Se não fossemos poligamos por natureza, amaríamo-nos mais, porque nos contentaríamos com uma só pessoa. Mas não, o que nos torna automáticamente narcisistas e com falta de amor próprio.
Deixemo-nos de paradoxos.
Digamos que, é tudo uma questão de prazer. Mas teu...
sexta-feira, 6 de março de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
deve tirar-se prazer das duas partes, não só de uma. isso sim, será egoísmo.
tdt *
nao posso deixar de comentar todas estas torrentes de ideias...
em primeiro lugar devo dizer que nao acredito que seja possivel amar 2 pessoas ao mesmo tempo. amar e conhecer a fundo, e aturar birras, e estar sempre la quando e preciso, e o ser humano nao tem capacidade para absorver tamanha informaçao. Portanto so o pode fazer com uma pessoa. Pode sim, sentir atracçao sexual por varias pessoas ao mesmo tempo, mesmo que ja tenha alguem especial na sua vida. Contudo isso nao põe, necessariamente, em causa a monogamia humana.Acredito que o ser humano pode ser, se assim o quiser, monogamo sem deixar de apreciar beleza alheia.
**
ass:joana aka arion
Enviar um comentário