sábado, 14 de março de 2009

"Eu jogo à bola tu arrumas a casa."

Desde séculos que passamos pelo ideal de que homens fazem isto e mulheres fazem aquilo, querendo de certa forma impor um sexo mais forte. Nem nunca percebi em que termos se regem nessa designação. Força física, força psicológica, carácter, inteligência? Enfim, esteriotipos.
Desenvolvendo o tema por ai, querem-me dizer que o homem faz desporto (futebol, wrestling, karaté, rally, formula 1, vela, ski); é contrutor civil, pedreiro, carpinteiro, mecânico, agricultor; médico, advogado, engenheiro (duma qualquer). Humm, é mais forte, mais prático, mais racional. Por outro lado, também me querem dizer que a mulher, é enfermeira; educadora de infância; professora primária; pediatra; cozinheira; doméstica(com tudo envolvente); bailarina; cantora; actriz, ginasta. Humm, é mais frágil, mais sentimental, mais para ficar em casa.
Ah! Não me tinham nunca avisado enquanto civil e cumpridor das leis portuguesas, que no nosso Código Civil estava declarado:
Os seguintes empregos para os cidadãos de sexo masculino são: (lista)
Os seguintes empregos para os cidadãos de sexo feminino são: (lista)

Eu creio que me vou tornar tanta vez repetitivo, mas parece que tem mesmo de ser. Ora bolas, vamos lá ver estamos em que século mesmo para ver se não me enganei e se crianças de 13 anos, me vêm dizer que dança é para meninas...?! Hum, ao fim de várias pesquisas, estamos mesmo no XXI. Afinal a emancipação feminina já passou, a revolução industrial também, o 25 de Abril de 1974...
Ah, é mesmo isso afinal o mundo está com humanos, que antes de géneros, são pessoas, e depois de pessoas, são inteligentes, e depois disso tem capacidades. Bem, o que eu aprendi hoje, cada pessoa tem a sua "queda", cada um tem a sua aptidão não nos vamos ridicularizar por querer etiquetar o que é sem etiqueta.
Não vamos guerrear mais, numa batalha sem vencedor, nos sexos, e no que cabe a cada um, cabe sim é amar e respeitar.






4 comentários:

Anónimo disse...

mulher é mulher.
homem é homem.
em coisa de 3 meses já participei em duas "discussões" sobre homens vs. mulheres.
última conclusão? cada um faz o que quer e bem entender. porque, que eu saiba...também há mulheres a levantar pesos e coisas do género ;)

tdt *

Pura disse...

Ainda hoje nos deparamos constantemente com o machismo.
Pais ensinam seus filhos a adquirir a mesma mentalidade que eles e vejo isso em muitos amigos meus. Ainda vou tentando reverter os valores deles mas os ideais aos quais foram submetidos estao bem presentes.
No transito,quando alguém faz qualquer coisa errada ouvesse: ''deve ser mulher'' e, na maioria das vezes nao é isso que acontece.
Este tipo de preconceito esta completamente entranhado na maioria dos homens.
O meu pai, educou o meu irmao para este ser machista e a mim p/ ser sobmissa.
Claro que nao concordo!! De todo!!

Acho que esta na hora dos homens valorizarem mais as mulheres. Está na hora de ver que nós (mulheres) podemos fazer tudo que eles fazem e ainda mais, pois temos ainda a capacidade da multifuncionalidade lol

Acho que hoje em dia quem é maxista é aquele homem que tem medo de assumir que a mulher é capaz.

Abram os olhos HOMENS! Afinal sem nós voces não sobrevivem :P

Anónimo disse...

É muito triste ver uma mulher(neste caso miudinha), que supostamente devia lutar pela igualdade(já que frequentemente somos denominadas de sexo fraco), dizer que a dança é para meninas. Desde quando os homens não podem dançar?? Ou vão me dizer que todos os homens que dançam ballet,hip-hop,danças de salão ou o que quer que seja, não deviam fazer aquilo que amam porque é para mulheres??!
Raios partam a miuda e todos os burros e burras que como ela pensam.

skas838 disse...

Já sabes que eu gosto de quebrar as regras.

A partir do momento em que me dizem que por ser mulher não tenho jeito para isto ou para aquilo, o que me dá mais gozo é ir lá e vencê-los no próprio jogo.